> Apoiar as famílias para ultrapassarem situações que estas identificaram como problema
> Promover o envolvimento, a autonomia e as capacidades da criança
> Promover o desenvolvimento da criança
> Proporcionar atividades de aprendizagem significativas para a criança
> Proporcionar ações específicas para o desenvolvimento de áreas-chave
> Prevenir futuros problemas ou incapacidades
> Promover o envolvimento, a autonomia e as capacidades da criança
> Promover o desenvolvimento da criança
> Proporcionar atividades de aprendizagem significativas para a criança
> Proporcionar ações específicas para o desenvolvimento de áreas-chave
> Prevenir futuros problemas ou incapacidades
Em muitos casos, os serviços de Saúde, da Educação e da Segurança Social comunicam, de acordo com a família, o pedido de intervenção ao SNIPI.
No entanto, sempre que a família considere que necessita de apoio do SNIPI, pode contactar o centro de saúde da sua área de residência, a ELI mais próxima bem como o Agrupamento de escolas de referência para a IPI.
No entanto, sempre que a família considere que necessita de apoio do SNIPI, pode contactar o centro de saúde da sua área de residência, a ELI mais próxima bem como o Agrupamento de escolas de referência para a IPI.
Estas equipas de constituição multidisciplinar podem incluir:
> Médicos (as) e Enfermeiros (as)
> Educadores de infância
> Técnicos (as) de Serviço Social
> Psicólogos (as)
> Terapeutas
> Médicos (as) e Enfermeiros (as)
> Educadores de infância
> Técnicos (as) de Serviço Social
> Psicólogos (as)
> Terapeutas
Este sistema tem como público-alvo crianças dos 0 aos 6 anos com limitações que dificultam a sua participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias.
Existem ainda, alguns critérios que pode consultar neste site.
Existem ainda, alguns critérios que pode consultar neste site.
Sim pode. Os profissionais que integram as ELI podem deslocar-se ao local onde a criança se encontra, seja no domicílio, ama, creche ou jardim-de-infância.
O PIIP é um documento no qual está descrita toda a informação recolhida sobre a situação familiar e sobre a situação da criança, e onde se registam todos os passos da intervenção.
Este documento é elaborado com as famílias, tendo em atenção a avaliação efetuada nos contextos habituais da criança e da família.
Não devem, apenas, ser abordados “os problemas”, mas também os “pontos fortes” da criança e da família.
A intervenção a desenvolver e as estratégias a implementar devem ser definidas respeitando as necessidades e rotinas da criança e as preocupações da família.
Este documento é elaborado com as famílias, tendo em atenção a avaliação efetuada nos contextos habituais da criança e da família.
Não devem, apenas, ser abordados “os problemas”, mas também os “pontos fortes” da criança e da família.
A intervenção a desenvolver e as estratégias a implementar devem ser definidas respeitando as necessidades e rotinas da criança e as preocupações da família.
Porque são as famílias quem melhor conhece a criança;
Porque as famílias com os apoios e recursos necessários, podem promover a aprendizagem e o desenvolvimento das suas crianças;
Porque é possível promover desde cedo princípios de inclusão e de garantia de direitos para as crianças e suas famílias.
Porque as famílias com os apoios e recursos necessários, podem promover a aprendizagem e o desenvolvimento das suas crianças;
Porque é possível promover desde cedo princípios de inclusão e de garantia de direitos para as crianças e suas famílias.
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