Ligações de interesse
Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva (website)
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)
Primeiros Anos (blog sobre educação de infância baseado em investigação do ISCTE)
A importância dos primeiros anos de vida: o papel da intervenção precoce
As meninas praticam karaté… e os meninos ballet
Nascemos com um temperamento? Qual a sua influência no nosso desenvolvimento?
Grupos aprender brincar crescer
Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância
Cooperativa Focus (Autismo)
International Society on Early Intervention (ISEI)
Early Childhood Intervention Australia
EURLYAID (European Association on Early Childhood Intervention)
Evidence- Based International early intervention office (EIEIO)
We cannot afford to avert our eyes from early childhood education (artigo School Education Gateway)
Early Intervention in Natural Environments
Center on yhe Developing Child at Harvard University
Family Guided Routines Based intervention, Florida State University
ECTA Center (Early Childhood Technical Assistance Center - ligações para colaboradores)
Quality Early Childhood Education and Care for Children under three (OECD)
Enciclopédia sobre a Primeira Infância
Prochild (laboratório colaborativo)
Projeto Im – Intervir Mais, Intervir Melhor
Webinar DGE - Práticas de Intervenção Precoce na Infância: O caso do Agrupamento de Escolas de Referência de Alapraia
Webinar DGE - Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância
Artigos de Imprensa
A propósito do caso Valentina – uma reflexão sobre a intervenção com as famílias (Público, 24 maio 2020)
Publicações / Orientações
Recomendações para Psicólogos e outros Profissionais sobre a IPI em Fase de Desconfinamento (Facebook OPP)
Orientações - Reabertura da Educação Pré-Escolar
Segurança no uso das plataformas digitais
Orientações Gerais para proteger crianças e jovens em tempo de COVID-19
Orientação- Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas
Práticas recomendadas em IPI (Um guia para Profissionais)
Serviços de Cuidados Não Parentais de Boa Qualidade
Aprendizagem por Meio de Jogos e Brincadeiras
Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
Vídeos
Why does early intervention matter?
Early Childhood Intervention and the Power of Family
What is Early Childhood Early Intervention?
Darke DD - Early Intervention Services
Reducing parental conflict: why it matters to children and why it matters to services
Early Intervention for Children With Disabilities
Parents’ Consumer Preferences for Early Childhood Behavioral Intervention in Primary Care
Overview of the Transition Out of Early Intervention
Plano Individual de Intervenção Precoce (animação PIIP)
Legislação
D.L. N.º 281/2009, 6 outubro
Cria o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância
Despacho n.º 9180/2016 - Diário da República n.º 137/2016, Série II de 2016-07-19
Homologa as orientações curriculares para a educação pré-escolar.
Lei n.º 65/2015, de 3 de julho – primeira alteração à Lei n.º 85/2009, de 27 agosto
Estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade.
Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro
Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar - consagra o ordenamento jurídico da educação pré-escolar, na sequência da Lei de Bases do Sistema Educativo.
D.L. nº 54/2018, 6 julho (versão em inglês)
Estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva.
Lei n.º 116/2019, 13 setembro
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
Despacho N.º 5291/2015, 21 maio
Estabelece a rede nacional de Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC).
Portaria N.º 192/2014, 26 setembro
Regula a criação e manutenção da base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio.
D.L. N.º 93/2009, 16 abril
Aprova o sistema de atribuição de produtos de apoio a pessoas com deficiência e a pessoas com incapacidade temporária.
Bibliografia