Recursos

Ligações de interesse

Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva (website)

Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)

Associação Pais em Rede

Folheto sobre a parentalidade

Primeiros Anos (blog sobre educação de infância baseado em investigação do ISCTE)

A importância dos primeiros anos de vida: o papel da intervenção precoce

As meninas praticam karaté… e os meninos ballet

Nascemos com um temperamento? Qual a sua influência no nosso desenvolvimento?

Grupos aprender brincar crescer

Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância

Cooperativa Focus (Autismo)

International Society on Early Intervention (ISEI)

Early Childhood Intervention Australia

Division for Early Childhood

EURLYAID (European Association on Early Childhood Intervention)

Evidence- Based International early intervention office (EIEIO)

We cannot afford to avert our eyes from early childhood education (artigo School Education Gateway)

Early Intervention in Natural Environments

Universidad McMaster

Instituto de Robin McWilliam

Center on yhe Developing Child at Harvard University

Family Guided Routines Based intervention, Florida State University

Zero to three

ECTA Center (Early Childhood Technical Assistance Center - ligações para colaboradores)

Quality Early Childhood Education and Care for Children under three (OECD)

Encyclopedia

Enciclopédia sobre a Primeira Infância

Folhetos Informativos

Prochild (laboratório colaborativo)

Projeto Im – Intervir Mais, Intervir Melhor

Orleana Puckett Institute

Webinar DGE - Práticas de Intervenção Precoce na Infância: O caso do Agrupamento de Escolas de Referência de Alapraia

Webinar DGE - Práticas recomendadas em intervenção precoce na infância

 

Artigos de Imprensa

A propósito do caso Valentina – uma reflexão sobre a intervenção com as famílias (Público, 24 maio 2020)

 

Publicações / Orientações

Procedimentos a adotar no âmbito do Plano de Desconfinamento - Orientação Técnica n.º 1/2020/SNIPI-CC, 08/ 06 / 2020

Recomendações para Psicólogos e outros Profissionais sobre a IPI em Fase de Desconfinamento (Facebook OPP)

Orientações - Reabertura da Educação Pré-Escolar 

Segurança no uso das plataformas digitais

Orientações Gerais para proteger crianças e jovens em tempo de COVID-19

Orientações para o trabalho das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva na modalidade E@D

Orientação- Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas

Práticas recomendadas em IPI (Um guia para Profissionais)

Serviços de Cuidados Não Parentais de Boa Qualidade

Aprendizagem por Meio de Jogos e Brincadeiras

Funções Executivas

Disciplina

Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

 

Vídeos

Why does early intervention matter?  

What is early intervention?  

Early Childhood Intervention and the Power of Family 

What is Early Childhood Early Intervention? 

Darke DD - Early Intervention Services 

Reducing parental conflict: why it matters to children and why it matters to services

Early Intervention for Children With Disabilities

Parents’ Consumer Preferences for Early Childhood Behavioral Intervention in Primary Care

Overview of the Transition Out of Early Intervention 

Plano Individual de Intervenção Precoce (animação PIIP)

 

Legislação

D.L. N.º 281/2009, 6 outubro
Cria o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

Despacho n.º 9180/2016 - Diário da República n.º 137/2016, Série II de 2016-07-19
Homologa as orientações curriculares para a educação pré-escolar.

Lei n.º 65/2015, de 3 de julho – primeira alteração à Lei n.º 85/2009, de 27 agosto
Estabelece a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos 4 anos de idade.

Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro
Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar - consagra o ordenamento jurídico da educação pré-escolar, na sequência da Lei de Bases do Sistema Educativo.

D.L. nº 54/2018, 6 julho (versão em inglês)
Estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva.

Lei n.º 116/2019, 13 setembro
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.

Despacho N.º 5291/2015, 21 maio
Estabelece a rede nacional de Centros de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC).

Portaria N.º 192/2014, 26 setembro
Regula a criação e manutenção da base de dados de registo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio.

D.L. N.º 93/2009, 16 abril
Aprova o sistema de atribuição de produtos de apoio a pessoas com deficiência e a pessoas com incapacidade temporária.

 

 

 

Contacto

Formulário
Information
Encontrou a informação que procura?
Qual é a informação que procura?