Quem somos

O que é o Sistema de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

O Sistema Nacional de Intervenção Precoce integra um conjunto organizado de serviços da responsabilidade dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social e da Educação dirigido a crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e tem como missão garantir a Intervenção Precoce na Infância. 

Decreto-Lei n. º 281/2009

 

O que é a Intervenção Precoce na Infância (IPI)

A Intervenção Precoce na Infância pode ser definida como um conjunto de medidas de apoio da área social, da educação e da saúde, para crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias, que são disponibilizadas para:

  • Melhorar as oportunidades de aprendizagem da criança;
  • Fortalecer as competências dos cuidadores;
  • Promover os recursos das famílias e da comunidade.

Estas ações devem ser realizadas nos ambientes habituais das crianças (casa, creche, jardim de infância, outros), durante as rotinas e atividades diárias de forma a promover a participação da criança nas experiências de aprendizagem, partindo dos objetivos definidos pela família.
A primeira infância é um momento notável de desenvolvimento cerebral. É nos primeiros anos que o desenvolvimento e a aprendizagem decorrem com maior rapidez. Assim sendo, estão criadas as condições para que a intervenção junto da criança, contribua para o seu desenvolvimento futuro.
Os primeiros anos de vida da criança são também uma fase de grande desafio para a família. As relações parentais e familiares vão-se construindo e é importante, que a criança desenvolva sentimentos de segurança e de bem-estar, e experimente várias atividades de aprendizagem ricas em estímulos. 

colagem de 3 fotos de crianças

Quais são os objetivos do SNIPI


São objetivos do SNIPI:

 

  • Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades; 
  • Identificar e referenciar todas as crianças que necessitam de IPI;
  • Intervir em função das necessidades do contexto familiar de cada criança, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento;
  • Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação;
  • Envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social. 

 

Como está organizado o SNIPI

A organização do SNIPI é baseada na articulação entre os serviços do Ministério da Educação (ME), do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

 

Organização do SNIPI

 

O SNIPI é coordenado pela Comissão de Coordenação Nacional  a qual é constituída por representantes dos Ministérios do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, da Educação e da Saúde, sendo que as competências de cada Ministério se encontram claramente definidas no Decreto-Lei n.º 281/2009, de 6 de outubro.  As Subcomissões de Coordenação Regional são constituídas por profissionais designados pelos três Ministérios e têm como competências, entre outras, apoiar a Comissão de Coordenação do SNIPI, transmitir as suas orientações aos profissionais que compõem as Equipas Locais de Intervenção e acompanhar os Núcleos de Supervisão Técnica de dimensão distrital. 

 

Relatórios de Atividade do SNIPI

Relatórios de avaliação de atividade da Comissão de Coordenação:

 

Contacto

Formulário
Information
Encontrou a informação que procura?
Qual é a informação que procura?